Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Angelina Jolie é nomeada cidadã de honra de Sarajevo

Nesta segunda-feira (23), a atriz norte-americana Angelina Jolie foi nomeada como cidadã de honra de Sarajevo devido ao seu apoio constante ao país. A atriz fez sua estreia como diretora através de um filme sobre a guerra da Bósnia-Herzegóvina. O Governo e o Parlamento do Cantão de Sarajevo declararam Angelina Jolie como cidadã de honra, as autoridades fizeram um comunicado oficial para notificar o fato.

A nota afirmou que o título de cidadão de honra é entregue todo ano para um estrangeiro que apoiou o país balcânico. O comunicado afirma que o país reconhece o avanço das relações internacionais que se baseiam no humanismo, solidariedade, democracia e tolerância.

Filme

Angelina Jolie, em fevereiro, foi ver a estreia do filme que dirigiu, “In the Land of Blood and Honey”, em Sarajevo. O longa conta a história de amor entre uma muçulmana e um soldado da Sérvia em meio a guerra da Bósnia, que aconteceu entre 1992 e 1995. Na estreia estavam presentes mais de cinco mil pessoas. A atriz afirmou que seu filme não possui um caráter político.

No entanto, muitos sérvios criticaram o filme dirigido pela norte-americana, e afirmaram que o filme mostra apenas uma visão sobre o que realmente aconteceu na guerra. O casal, Angelina Jolie e Brad Pitt, fez, em 2010, sua primeira viagem a Bósnia, onde foram conhecer centros de refugiados, sendo que a atriz era embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados.