quarta-feira, abril 24, 2024
HomeTecnologiaAndroid passa iOS como principal sistema no mercado de tablets

Android passa iOS como principal sistema no mercado de tablets

Android é o principal sistema no mercado de tabletsO mercado de tablets está cada vez mais aquecido, no ano passado, as vendas destes aparelhos superaram as expectativas dos empresários e fecharam em alta. No entanto, o ano não foi tão bom para a Apple, de acordo com os números da Garner (empresa de consultoria empresarial), a venda de tablets com o sistema operacional Android foi superior aos aparelhos com o sistema iOS.

Em 2013, mais de 120 milhões de tablets vieram com o sistema operacional produzido pelo Google, o Android, 50 milhões a mais que os aparelhos com as configurações da Apple. Números que colocaram o Google com uma representatividade de 62% no setor, frente aos 36% da concorrência.

O que explica o crescente avanço do Android, é o aumento da demanda dos países emergentes, sobretudo Brasil, Rússia e Índia, que têm utilizado mais o sistema operacional do Google.

Números que vêm tirando o sono dos executivos da Apple, uma vez que a representatividade da marca no mercado decaiu muito além do esperado. Em 2012, a “maçã” detinha 52%, contra 45,8% de participação do mercado daquele ano.

Segundo os dados da Garner, a Apple nunca vendeu tão bem nos países menores e também nos que estão em desenvolvimento. Portanto, com o aumento da renda nestes países, fez com que a marca decaísse ainda mais, além de que os preços dos aparelhos com o sistema operacional do Google são mais baratos.

No ano passado, houve uma alta de quase 70% na comercialização de tablets em todo o planeta, de 117 milhões de aparelhos em 2012, para 196 em 2013. Outro sistema operacional que cresceu foi o Windows, aumentando a participação no mercado em 2% apenas em um ano.

No ramo de tablets, a Apple continua sendo imbatível nas vendas, mas a companhia sul-coreana, Samsung, tem crescido vertiginosamente. De 2012 para 2013, o número de aparelhos da marca passou de 8 para 20%.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias