Publicado em: sexta-feira, 16/11/2012

Anatel suspende promoção de ligações ilimitadas da Tim

A Agência Nacional de Telecomunicações, também conhecida pela sigla Anatel, anunciou a decisão de suspender uma nova promoção da Tim, que oferece aos clientes da operadora chamadas ilimitadas locais pelo valor de R$ 0,50 por dia.

A decisão da Anatel deve ser publicada no Diário Oficial ainda nesta sexta-feira, 16 de novembro, ou na segunda-feira, dia 19 de novembro.

João Rezende, que é o presidente da Anatel, disse em entrevista que a suspensão não se dá pelo valor cobrado pelas ligações, mas sim o que isso pode causar na qualidade da rede. Isso porque a promoção pode gerar um número muito grande de ligações e a rede pode não dar conta da demanda.

De acordo com ele, a operadora não apresentou para a Anatel os dados de quais seriam os impactos da promoção em seus serviços. No entanto, há indícios de que a Anatel estaria temendo que outras operadoras fizessem promoções parecidas, o que poderia causar uma sobrecarga no sistema e fazer assim com que acontecessem novas quedas nos serviços de telefonia móvel no Brasil, o que traria muitos problemas para a Anatel.

Em julho desse ano, a agência precisou suspender a venda de novas linhas de três operadoras por conta da má qualidade dos serviços que vinham sendo oferecidos.

Recentemente, a Anatel permitiu que as operadoras voltassem a comercializar as linhas assim que as empresas concordaram em realizar melhorias em suas redes para oferecer um serviço de melhor qualidade aos consumidores.

Na época, a Tim foi a operadora que mais foi punida pela decisão da Anatel. A operadora, nem as outras empresas atingidas pela medida, ainda não cumpriram o plano de melhorias que foi definido junto à agência. Por isso, os técnicos destacam este como um dos motivos para que a empresa não lance um plano que pode ser tão agressivo ao sistema.