Publicado em: terça-feira, 09/10/2012

Anatel libera venda de iPhone 5 no mercado brasileiro

Anatel libera venda de iPhone 5 no mercado brasileiroA venda do iPhone 5 no Brasil já foi homologada pela Anatel, permitindo com isso a comercialização do aparelho dentro do país. A data de chegada ao Brasil ainda não foi confirmada pela Apple, empresa produtora da quinta geração de smartphones da maçã. De acordo com um documento divulgado no site da Agência Nacional de Telecomunicações, a certificação aconteceu no dia primeiro deste mês.

Isso é necessário porque todos os smartphones que serão vendidos no Brasil precisam ser homologados pela Anatel, tornando este procedimento algo já de praxe para as empresas que tencionam entrar no mercado de aparelhos brasileiro. Esta homologação indica que as operadoras do Brasil e a Apple já tem autorização para preparar o lançamento oficial do produto no país.

A chegada do iPhone 5 ainda não foi confirmada nem pela Apple nem mesmo pelas operadoras brasileiras. Na ocasião do lançamento, a empresa americana garantiu que o novo aparelho seria levado para até cem outros países. Os valores que podem possivelmente serem cobrados pelos aparelhos ainda não foram divulgados.

O modelo mais simples nos Estados Unidos chega a custar US$ 199, já atrelado com um plano telefônico de determinada operadora. Os preços oficiais dos aparelhos no exterior ainda não foram divulgadas pela empresa, em sua versão desbloqueada do iPhone 5.

A quinta geração do smartphone da maçã foi anunciada no dia 12 de setembro, durante um evento realizado pela empresa nos Estados Unidos. O novo modelo conta com novidades, como a tela de quatro polegadas e uma conexão à rede 4G LTE, permitindo ao usuário acesso mais rápido à internet. Quanto as capacidades de armazenamento são oferecidas as versões de 16 GB, 32 GB e 64 GB.

Foram apenas três dias depois do início da comercialização fora do Brasil para que a Apple já conseguisse anunciar a venda de mais de cinco milhões de unidades do novo modelo. Incluindo os Estados Unidos, o lançamento inicial aconteceu em outros oito países: Austrália, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Canadá.