Publicado em: quinta-feira, 01/11/2012

Anatel exige que a partir de hoje conexão tenha ao menos 20% da velocidade contratada

Anatel exige que a partir de hoje conexão tenha ao menos 20% da velocidade contratadaA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a exigir que a partir desta quinta-feira (1°) as empresas de internet entreguem ao menos, 20% da velocidade que foi os usuários contrataram.

A Agência diz para que os usuários utilizem o site Brasil Banda Larga para que façam testes para analisar se a velocidade do serviço que contrataram está sendo recebida. Isto é parte de uma operação que a agência faz para que a banda larga brasileira melhore.

Fora fazer mais exigências, a agência realiza um mapeamento de como está a qualidade do serviço em todo país. Estas medições irã permitir que as empresas que tem uma quantidade superior a 50 mil acessos sejam rastreadas. Entre elas estão Vivo, Embratel, GVT, Oi, NET, CTBC, Sercomtel e Cabo Telecom.

Nesta segunda-feira (29), a Anatel iniciou o envio de aparelhos que medem a velocidade da banda larga fixa de usuários nos estados do Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina além do Distrito Federal.

Os primeiros voluntários que receberam os equipamentos, denominados como “whitebox”, são usuários da região Sudeste, nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e também de Minas Gerais, que foram os locais em que mais pessoas se inscreveram no site do programa para realizar o teste da sua conexão banda larga.