Publicado em: quinta-feira, 13/12/2012

Anatel diz que TIM ainda é operadora com maior quantidade de reclamações de usuários

Anatel diz que TIM ainda é operadora com maior quantidade de reclamações de usuáriosA operadora TIM é empresa do setor que teve maior quantidade de reclamações dos clientes, conforme dados que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou na quarta-feira (12).

Estes dados são parte do primeiro relatório de fiscalização que a agência divulgou sobre como está a qualidade de operadoras de celular depois das medidas que suspendiam a vendas de novos chips, no mês de julho.

Nesta intervenção da Agência, três das grandes empresas de telefonia móvel do Brasil, TIM, Claro e Oi, tiveram as vendas de novos aparelhos suspensas devido a grande quantidade de reclamações de seus usuários.

Desde que as vendas puderam ser realizadas, 11 dias depois da proibição, as operadoras iniciaram o cumprimento do plano para melhorias e investimentos que as mesmas apresentaram para a Anatel. Cada um dos planos tinha metas mensais para que fossem reduzidas as quantidades de reclamações dos usuários.

Na primeira avaliação feita pela agência, a TIM, mesmo sendo a empresa com maior quantidade de queixas, reduziu o número de reclamações dos clientes. As ligações que tiveram registro no call centrer da Anatel contra a TIM que foi de 4.000 no mês de agosto caíram para 3.750 em outubro.

Já a Claro foi a única operadora que não teve uma decrescente no seu desempenho. Em agosto houve registro de uma quantidade um pouco maior de 2.000 reclamações na Anatel. Em setembro o número caiu para 1.750 reclamações, porém no mês de outubro, esta quantidade subiu outra vez e houve o registro de aproximadamente 2.000 reclamações.

A operadora Oi, teve um número próximo a 2.000 reclamações no mês de agosto e em outubro conseguiu ter o melhor resultado entre as três companhias, atingindo aproximadamente 1.400 reclamações.