Publicado em: terça-feira, 24/07/2012

Amelia Earhart é homenageada com logo do Google em forma de avião

Amelia Earhart homenageada
Amelia Earhart recebe homenagem do Google hoje

Nesta terça feira (24), a homenagem especial do Google, com a personalização de sua marca na página inicial foi para Amelia Mary Earhart. A ilustrução usada desta vez mostra a pioneira na aviação dos Estados Unidos próxima de seu avião, formando o logo da página de buscas.

Amelia Earhart e suas conquistas

Amelia Earhart foi defensora fervorosa dos direitos das mulheres, tendo sido a primeira mulher a receber a condecoração “The Distinguished Flying Cross”, concedida por conta de seu pioneirismo no voo sozinha, cruzando o oceano atlântico. Além disso, Amelia Earhart ainda estabeleceu alguns recordes, tendo ainda escrito livros sobre as experiências que vivenciava em suas tentativas de voo.

Até hoje, ninguém sabe como foi o fim de Amelia, que desapareceu no oceano Pacífico enquanto tentava realizar um voo ao redor do planeta. Dois anos depois deste episódio, Amelia Earhart foi declarada morta.

Biografia de Amelia Earhart

Amelia Mary Earhart nasceu no Kansas, Estados Unidos, em julho de 1897, tendo sua morte declarada em julho de 1937, apesar de nunca terem encontrado seu corpo ou avião que pilotava. Por ter sido a primeira mulher a voar sozinha pelo oceano Atlântico, Amelia Earhart recebeu a condecoração “The Distinguished Flying Cross”, tendo suas ações em defesa dos direitos das mulheres fundamental para a formação de organizações que brigavam pelo diretos das mulheres pilotarem.

Enquanto tentava completar um voo ao redor do globo, em 1937, Amelia Earhart desapareceu, sem deixar vestígios, próximo a Ilha de Howland. Suas tentativas em ultrapassar recordes de voo iniciaram em 1922, tendo estabelecido para as mulheres um recorde de 14.00 pés.

Vida de Amelia Earhart

Um editor de Nova York, George Putnam, que ficou impressionado com as proezas de Amelia Earhart, planejou uma viagem, onde ela deveria se tornar a primeira mulher a cruzar o oceano Atlântico, em junho de 1928, porém, na posição de passageira.

Mais tarde, foi com este editor que Amelia Earhart se casou, e ele foi quem a transformou em uma personalidade pública, principalmente em 1932, quando ela cruzou sozinha o oceano Atlântica, se tornando a mulher mais aclamada em todo o mundo.

Naturalmente, o que se esperava de desafio para a mulher tão aclamada era que ela tentasse uma viagem para sozinha dar uma volta ao mundo. Em 1935, realizou a primeira tentativa, que foi fracassada. Dois anos depois, com seu avião Electra reconstruído, Amelia Earhart tentou novamente, partindo de Miami em primeiro de junho de 1937.

Seu último contato através do rádio aconteceu às 20:00 GTM para um navio da guarda costeira dos Estados Unidos. Mesmo com uma operação de busca com investimento de R$ 4 milhões liberados pelo presidente da nação, envolvendo quase 70 aviões e 10 navios, ninguém nunca mais encontrou vestígios da Amelia Earhart ou mesmo seu avião.

Doodles

Os doodles são a forma encontrada pelo maior motor de buscas da internet de homenagear feriados, aniversários de cientistas ou artistas, além de datas marcantes para a história. A proposta surgiu em 1999, quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, fizeram uma brincadeira com o logo da empresa, de forma que deixasse claro aos usuários que a companhia estava participante de um festival americano de contra cultura.

Eles bolaram um desenho simples, mostrando aos visitantes da página que os fundadores estariam fora do escritório. Como os usuários receberam muito bem a ideia de decoração do logotipo, a mudança acabou virando algo padrão na empresa.

Conforme o tempo foi passando, a expectativa e demanda pelos doodles comemorativos cresceu não só nos Estados Unidos, como também em várias outras partes do mundo. Inclusive, agora a companhia conta com uma equipe de designers com a função específica de criar as homenagens. Até hoje, mais de mil diferentes homenagens já foram desenvolvidas para os Estados Unidos e o resto do mundo.