sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSaúdeAmapá lança ”10 minutos contra a dengue”

Amapá lança ”10 minutos contra a dengue”

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (CVS) lança nesta segunda-feira (9) o programa “10 minutos contra a dengue” que busca combater e ainda evitar o número de casos confirmados da doença neste ano. Além disso, o estado busca diminuir os índices de mortalidade e ainda dos casos mais graves, como a dengue hemorrágica.

Segundo o coordenador do Programa estadual de Controle da Dengue, Sávio Ignácio Sarquis, o projeto propõe que durante 10 minutos do dia por semana as pessoas parem as suas atividades do lar e profissionais para verificar se suas residências não apresentam pontos de criação do mosquito.

“Queremos que a população crie o hábito de procurar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Essa verificação seria feita a cada sete dias ou semanalmente, pois esse período compreende um ciclo de vida do mosquito”, explica Sávio.

Para isso, programa irá distribuir material educativo para os moradores dos principais municípios que apresentam risco de desenvolver uma epidemia da doença. Os moradores serão orientados para identificar os pontos de criação do mosquito além disso, o projeto deve chegar a todos as repartições públicas e empresas privadas. Nas escolas, as crianças contaram com material para levarem para casa e também continuarem a prevenção.

“As casas que cumprirem essa tarefa receberão um adesivo em sua área externa com a seguinte inscrição: SOU AMIGO DA SAÚDE, EU FAÇO 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE. A identificação de que a casa pode receber os adesivos fica por conta dos agentes de endemias que rotineiramente visitam as residências em busca de focos do mosquito”, comentou Sarquis.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias