Publicado em: sexta-feira, 14/06/2013

Alunos farão avaliação nacional de alfabetização

Alunos farão avaliação nacional de alfabetizaçãoEm torno de 3,4 milhões de estudantes da rede pública de escolas que tenham até oito anos de idade serão avaliados em provas a partir do mês de novembro deste ano, em todo o país. Este será o primeiro de outros censos de nível de alfabetização no Brasil e foi batizado de Avaliação Nacional da Alfabetização.

O objetivo central deste levantamento é ter conhecimento aprofundado do nível de conhecimento e de proficiência que os estudantes que cursam o ensino fundamental tem adquirido.

O exame será feito para alunos de todo o Brasil, para alunos assim que terminam o que chamam de ciclo de alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do ensino básico e que estejam matriculadas apenas em escolas públicas.

Esta avaliação será um termômetro para medir dos alunos o conhecimento que eles têm absorvido nos estudos para auxiliar a cumprir as metas do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Este plano tem como estabelecido que toda criança de até a idade de oito anos esteja plenamente alfabetizada em língua portuguesa e matemática.

A primeira Avaliação Nacional da Alfabetização que será realizada em 2013 vai servir de ponto de partida para que aconteçam outras medidas da evolução da aprendizagem dos alunos para esta etapa do ensino escolar.

Os governos municipais, estaduais e também federais com a posso dos resultados desta avaliação nacional devem estudar os dados, planejar e estabelecer em seus locais de governança determinadas políticas pedagógicas que se tornem eficientes para melhorar cada situação avaliada.

De acordo o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, esta avaliação não serve para classificar escolas como melhores ou piores, mas sim para apontar pontos fracos e pontos fortes, para encontrar fragilidades e necessidades na alfabetização de seus estudantes. O intuito é que a intervenção pedagógica trabalhe em melhoria.