quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEducaçãoAlunos de cursos técnicos têm mais chances de garantir vaga de emprego

Alunos de cursos técnicos têm mais chances de garantir vaga de emprego

Cursos técnicos oferecem mais chances de garantir vaga de empregoUma pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que o volume de ingresso no mercado de trabalho por pessoas que passaram por cursos técnicos profissionalizantes é superior a 70% logo no primeiro ano após a conclusão.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas a partir de 16 anos em 143 cidades. Os resultados da pesquisa vão auxiliar na distribuição de vagas nestes cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A pesquisa aponta que 90% dos entrevistados acreditam que a participação em um curso técnico de nível médio aumenta as chances de ingresso no mercado de trabalho, e 82% afirmam que as pessoas que optam pela realização desse aprimoramento têm melhores salários. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que optaram pela educação profissional pela facilidade em conseguir um emprego, e 47% das pessoas buscarão a qualificação em um ramo específico.

O sistema S, formado por Senai, Senac, Senar e Sebrae, é o principal ofertante de cursos profissionalizantes de nível técnico. Segundo o estudo, 43% que passam pela educação técnica profissionalizante realizam a formação em uma dessas instituições. A rede privada tem 37% dos alunos, e a rede pública de ensino, 20%.

Todavia, os números não significam que a busca por estes cursos seja grande. A pesquisa aponta que apenas um quarto dos brasileiros já buscou ou frequenta algum curso profissionalizante. As razões para a baixa procura são a falta de tempo ou de recursos (40% e 26% das justificativas, respectivamente), além da falta de interesse, que é a explicação de 22% dos entrevistados.

Menos da metade dos jovens brasileiros estão nas salas de aula

Outro dado marcante apontado pela pesquisa do Ibope é que apenas 44% dos brasileiros entre 16 e 24 anos estão nas salas de aula. A maioria dos que estudam está no ensino superior (18%), seguido de 15% no ensino médio, e 5% no ensino fundamental.

Na educação profissionalizante estão apenas 3% dos jovens, volume igual ao dos que fazem o ensino ódio vinculado ao técnico, na rede pública de educação. Este dado é alarmante, uma vez que nas 34 nações mais desenvolvidas do mundo, a média dos jovens que frequentam a educação profissional é de 35%. O número é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias