Publicado em: segunda-feira, 18/03/2013

Aluno de colégio público do Espírito Santo consegue vaga no MIT

Aluno de colégio público do Espírito Santo consegue vaga no MITAo menos quatro alunos brasileiros foram aprovados durante a última seleção para estudarem no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que é vista como uma das melhores universidades de todo o planeta. A instituição norte-americana divulgou o resultado de seleção durante a quinta-feira (14).

Um dos novos calouros é Gabriel Guimarães, que foi aluno de uma escola pública na cidade de Vitória (ES) e que até pouco tempo atrás pensava ser impossível estudar em uma universidade dos Estados Unidos. O jovem que completou 19 anos e realizou todo o ensino médio em uma escola técnica no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) sempre foi uma pessoa apaixonada por números e computadores.

Gabriel diz que quando tinha cerca de 14 anos estava em uma aula e um amigo dele falou que ele era bastante inteligente, e brincou dizendo para ele sair dali e ir para Harvard, e nisso ele viu que não iria ser uma ideia ruim. Além do MIT ele foi aprovado na própria Harvard e em Yale. A partir daquele dia, o garoto decidiu se esforçar nos estudos de inglês. Ele conta que combinou com a irmã mais nova, que atualmente tem 16 anos, que iria conversar apenas em inglês e que nunca fez cursinho da língua, mas sempre gostou de ler e diz que aprendeu dessa maneira.

O jovem diz que as achavam que era uma loucura ele sonhar com estudar nos Estados Unidos, inclusive parentes e professores, porém ele diz que conseguiu chegar onde queria, e fica mais feliz por ser o primeiro aluno do Espírito Santo que conseguiu esta façanha.

Gabriel diz pensar que foi o aprendizado que teve no Ifes que colaborou bastante para que ele conquistasse vagas em universidades dos Estados Unidos. Ele diz que o Ifes é como uma escola pública, porém tem um padrão bem alto. Ele diz que para cada vaga ao ensino médio, existiam 75 candidatos, e disse que estava mais disputado que o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo.