Publicado em: quarta-feira, 13/03/2013

ALMA – O maior telescópio do mundo é inaugurado hoje no Chile.

ALMA - O maior telescópio do mundo é inaugurado hoje no Chile.Depois de dez anos, está pronto o maior telescópio do mundo até agora, também o mais moderno que existe, ele está localizado no deserto do Atacama, no Chile. ALMA, o nome do telescópio significa: Atacama Large Millimeter/ Submillimetre Array.

O telescópio começou a ser planejado nos anos 90, mas só em 2003 foi que a construção começou, e hoje depois de tanta espera, finalmente foi concluída. No suporte do telescópio há nada mais, nada menos que um computador super potente, com 134 milhões de processadores, então quer dizer que a máquina pode fazer até 14 bilhões de operações de cálculo a cada segundo. Ao contrario dos outros telescópios, este consegue captar o pouco brilho que há no local, como também os gases presentes nas primeiras galáxias e estrelas. Seu investimento total foi de 600 milhões de dólares.

ALMA está localizado a 5.000 metros de altitude, e possui 66 antenas, mas por enquanto funcionam 50 delas, ainda não se sabe exatamente quando funcionarão as outras. São 16 quilômetros quadrados ao todo, e fica localizado a 1.700 metros da cidade de Santiago.

O local da construção do ALMA foi muito bem escolhido por ser um dos locais mais secos do mundo todo, sendo assim, o nível de vapor de água é quase nulo, isso torna uma condição perfeita para se conseguir boa observações.

O telescópio pode revolucionar o conhecimento do homem referente à astronomia.

O diretor José Afonso, diz que o “aparelho” será usado para explicar alguns fenômenos, e a formação de galáxias, pode chegar a observar a formação delas de até 13 mil anos luz. Também ajudará a desvendar alguns segredos que ainda ninguém descobriu. Afonso conclui dizendo que o telescópio pode revolucionar o conhecimento do homem sobre a astronomia.

Em 2012 foi inaugurado no deserto de um estado da Austrália ocidental. O Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP), que até então era o maior do planeta, hoje ficou em segundo lugar no ranking dos telescópicos.