Publicado em: sexta-feira, 01/07/2011

Alimentação adequada pode evitar azia

Quem tem problemas freqüentes de azia, precisa selecionar muito bem os alimentos na hora das refeições. Escolher os alimentos da maneira certo pode fazer a diferença para quem deseja não ter a incômoda sensação de queimação no estômago após a refeição. A maioria das pessoas acha que a alimentação adequada é “sem graça”, já que os maiores causadores, como a pimenta, o chocolate e a cafeína devem ser evitados.

Porém, para tudo há uma solução. A dica é trocar alguns produtos, que não irão provocar a azia e ao mesmo tempo dar qualidade de vida para o paciente. A dica dos nutricionistas é substituir o café por chá de camomila, erva-doce e hortelã. Já nas bebidas gaseificadas, o refrigerante cafeinado pode ser trocado por água mineral ou água saborizada.

Na alimentação, é essencial evitar frituras e consumir os alimentos grelhados ou assados. Além deles não darem azia, são mais saudáveis em todos os aspectos. O molho de tomate por ser substituído por tomate frescos com manjericão e ervas. A acidez aumenta quando o tomate é esquentado e possui conservantes

Para o tempero, o azeite é o principal substituto para os molhos de salada. Troque laticínios gordurosos por creme de leite, quito, leite e iogurtes semi-desnatados e com baixo teor de gordura. Evite sobremesas calóricas com muito chocolate, escolha um doce com pouca gordura, como cheesecake. Além de fazer as trocas, é importante controlar o impulso de comer demais ou deitar-se após as refeitos. Essas atitudes podem levar a azia até quem se alimenta corretamente.