terça-feira, abril 30, 2024
HomeMundoAlessandro Volta - Google homenageia inventor da pilha elétrica

Alessandro Volta – Google homenageia inventor da pilha elétrica

Alessandro Volta 2015 – O doodle de hoje está homenageando um nome especial da física, Alessandro Volta, um físico que entrou para a história por ter criado a pilha elétrica. Na página inicial do principal motor de busca da internet está um logo desenvolvido especialmente para comemorar o 270º aniversário do física, com uma animação que ilumina o logo da empresa. Volta nasceu em 18 de fevereiro de 1745, na Itália. Ele atuou muitos anos como professor e até chegou a ser nomeado conde por Napoleão Bonaparte, como forma de honra pela invenção da pulha elétrica, mas também o desenvolvimento de outros trabalhos envolvendo eletricidade.

O doodle comemorativo pelo aniversário de Volta é animado e usa a grande invenção do físico como tema principal. Ao dar o play, o nível de energia do doodle sobe, de forma que as letras que formam Google vão se acendendo aos poucos, até que o letreiro fique completamente iluminado. Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio foi apaixonado pelo estudo da eletricidade desde criança. Ele se tornou professor de física em 1774. Com apenas seis anos de idade, ele ingressou na escola jesuítica, porque sua família queria que ele seguisse carreira eclesiástica. Mas aos 14 anos, ele decidiu seguir seus instintos e investir no estudo da física. Ele só abandonou completamente a carreira eclesiástica dois anos mais tarde.Alessandro Volta - Google homenageia inventor da pilha elétrica

No ano de 1775 ele foi o responsável por aprimorar uma máquina que produz eletricidade estática, conhecida como eletróforo. Anos mais tarde, também foi o responsável por descobrir e isolar o gás metano, durante o período em que desenvolvia estudos sobre a química de gases. Estes estudos foram inspirados por um ensaio escrito por Benjamin Franklin, que falava do ar inflamável. Mas a invenção mais revolucionária de Volta foi criada em 1800, resultante de um impasse entre o físico e o colega Luigi Galvani, quando dissecavam uma rã. Durante o processo, o animal se contraiu em decorrência de uma descarga elétrica e Volta defendia que a descarga havia sido causada pelo contato de dois metais diferentes, que tocaram o corpo do animal. Para comprovar, o físico testou vários experimentos, com soluções e metais diferentes, quando desenvolveu a primeira pilha elétrica.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias