Publicado em: quinta-feira, 12/04/2012

Alerta de Tsunami é cancelado nos EUA depois de terremoto no Índico

Nos EUA, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, chegou a cancelar completamente o alerta de tsunami para o Oceano Índico. O cancelamento aconteceu ontem (11), depois que a região foi atingida por dois terremotos com magnitude acima de 8. O alerta havia sido dado apenas para Índia, Indonésia, Sri lanka e Maldivas.

Em Phuket, o aeroporto internacional foi fechado inicialmente devido os tremores, mas acabou sendo reaberto algumas horas depois de o governo ter tirado o alerta de tsunami. Os vôos precisaram ser redirecionados para outra cidade da região, entretanto, o serviço deve rapidamente voltar ao normal, de acordo com um oficial do aeroporto.

A costa da Ilha Sumatra, na Indonésia, foi atingida por dois tremores, com um intervalo de duas horas entre eles. O que gerou ondas gigantes que se dirigiram à costa da província de Banda Aceh.

O alerta havia sido dado para uma região que engloba quase 30 países e acabou despertando o temor por um tsunami fatal como o de 2004. As autoridades locais declararam que pequenos tsunamis atingiram a costa, sem causar nenhum dano.

Pânico

O segundo terremoto, que atingiu uma magnitude 8,2, aconteceu aproximadamente duas horas após o primeiro tremor, na mesma região. Além de uma forte pressão, o tremor foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, uma medida considerada rasa de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O segundo tremor ocorreu às 7h43, no horário de Brasília.

Depois deste segundo forte abalo, autoridades da Indonésia emitiram ainda uma alerta de tsunami que estaria válido ao menos por duas horas. Quando o alerta é lançado, significa que existe a possibilidade de formação de ondas gigantes, com um forte potencial destrutivo ao atingirem o litoral.