sexta-feira, abril 26, 2024
HomeMundoAlemanha cresce 3% em 2011, mesmo com recuo no último semestre

Alemanha cresce 3% em 2011, mesmo com recuo no último semestre

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Federal de Estatísticas (Destatis), a economia alemã registrou crescimento de 3% no ano passado, apesar de verificar queda de 0,2% nos três últimos meses de 2011. O resultado divulgado pelo Destatis é considerado definitivo, e o instituto afirmou que o consumo privado e o comércio acabaram pressionando o crescimento econômico do país, e somente os investimentos, principalmente na construção, ajudaram neste sentido.

Na estimativa anterior, divulgada pelo instituto no dia 11 de janeiro, os resultados apresentados foram parecidos com os definitivos. O Destatis previa que a Alemanha iria registrar 3% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano passado, e havia divulgado que a economia iria registrar queda de 0,25% no último trimestre do ano.

A respeito da queda registrada nos últimos três meses de 2011, o Destatis afirmou que realmente houve queda na comparação com o terceiro trimestre, mas destacou que houve aumento de 1,5% se o resultado for comparado ao mesmo período de 2010. Neste ano, a Alemanha havia registrado 3,7% de crescimento no PIB. Para 2012, a estimativa é de que a econômica alemã cresça apenas 0,7%.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias