Publicado em: sexta-feira, 16/09/2011

Albert Szent-Gyorgyi recebe homenagem do Google

Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, o cientista húngaro, naturalizado norte-americano, Albert Szent-Gyorgyi, completaria 118 anos. Para homenageá-lo, a Google criou uma logo especial em sua página com desenhos de laranjas e morangos.

Albert Szent-Gyorgyi é importantíssimo não somente na ciência, como também na vida de todos os cidadãos de forma geral, por mais que muitos não saibam quem ele seja ou o que fez para ser tão importante. Ele desenvolveu pesquisas durante anos sobre respiração celular.

Estudando as células, Albert Szent-Gyorgyi descobriu uma substância que veio a ser denominada, mais tarde, como ácido ascórbico e observou também, que esta substância detinha uma atividade contra o escorbuto. O cientista recebeu o Prêmio de Fisiologia e Medicina de 1973 após descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.

Em 1956 conseguiu cidadania norte-americana e nos Estados Unidos realizou pesquisas sobre o câncer. Albert Szent-Gyorgyi faleceu em 22 de outubro de 1986 deixando um legado de pesquisas e descobertas importantes para toda a humanidade.