Publicado em: sexta-feira, 16/09/2011

Albert Szent-Gyorgyi é homenageado

Nesta sexta-feira quem acessar o site de busca Google poderá visualizar a homenagem que a empresa fez ao húngaro Albert Szent-Gyorgyi, ganhadordo prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, de 1937. Dezesseis de setembro é o dia do aniversário do cientista, que ganhou o doodle em homenagem às suas descobertas. O Google vem investindo neste tipo de homenagem a pessoas importantes na história da humanidade.

Szent-Gyorgyi recebeu o Nobel por desvelar a vitamina C como catalisador. No ano seguinte, deu início a pesquisas com a contração muscular, o que possibilitou a descoberta da ATP, miosina e actina. Estudos sobre a respiração celular também estavam entre os seus temas de pesquisa.

Durante a guerra, o cientista teve que deixar a Hungria devido à perseguição pela polícia de Hitler. Após o fim dos ataques, voltou ao seu país, onde se tornou chefe do departamento de Bioquímica da Universidade de Budapeste. Szent-Gyorgy participou também do parlamento húngaro, onde colaborou com o restabelecimento da Academia de Ciências.

Em 1947, mudou-se para os Estados Unidos, e deu continuidade às pesquisas que colaboraram muito para toda a humanidade. No ano de 1956, Szent-Gyorgyi foi naturalizado americano. Em Massachusetts, desenvolveu pesquisas no Instituto de Pesquisa Muscular, inclusive sobre o câncer. O cientista propôs, durante a pesquisa, a possibilidade de radicais livres estarem ligados ao gênese daquela doença.

Apesar de poucos conhecerem suas descobertas, as contribuições de Szent- Gyorgyi foram muito importantes para a Medicina, bem como para todos os seres humanos. O cientista morreu em 22 de outubro de 1986, em Woods Hole.