Publicado em: sábado, 23/06/2012

Alan Turing recebe homenagem do Google

Alan TuringAlan Turing, pai da computação, recebe homenagem

A página inicial do Google homenageia neste sábado (23) o cientista inglês Alan Turing. Como é de costume quando faz as lembranças a datas importantes ou personalidades, o buscador pôs em sua página inicial um ‘doodle’ (o logotipo da página) que faz referência ao consagrado cientista Alan Turing.

Principal Invenção de Alan Turing

Alan Turing é considerado um dos nomes mais importantes da ciência, por ter feito descobertas que vieram a contribuir para a computação. O cientista inglês completaria neste sábado cem anos de nascimento. O trabalho de Turing esteve a maior parte do tempo voltado para o setor de espionagem. Aos 24 anos ele conseguiu o seu maior feito, criar uma máquina que conseguia fazer cálculos matemáticos, a ‘máquina de Turing’. O invento foi capaz de mostrar que sistemas mais complexos poderiam ser construídos e por isso ele é considerado nos dias atuais o pai da computação.

A ‘máquina de Turing’ é um invento capaz de realizar complexas operações matemáticas e manipular números e símbolos. O complexo criado pelo cientista é justamente o tema do ‘doodle’ que o homenageia neste sábado. O inglês ainda trabalhou em outros projetos, muitos deles envolvidos de alguma forma com a espionagem durante a Segunda Guerra Mundial.

Outros projetos de Alan Turing

Alan Turing foi responsável por trabalhar na criação de um computador intitulado ‘Colossus’, onde mais de 25 caracteres podiam ser processados em um segundo, em um sistema em que símbolos eram perfurados em bobinas de papel. O projeto tinha como principal objetivo era quebrar as transmissões de dados secretos dos alemães durante a Segunda Guerra.

Um dos projetos mais famosos do cientista é o “Teste de Turing”, que tinha a missão de testar a forma como as máquinas conseguiam exibir sinapses de inteligência.

Outro projeto importante em que Alan Turing esteve envolvido, já quando morava nos Estados Unidos, foi na transmissão de dados por vias transatlânticas, de forma segura. Ele nasceu em 23 de junho de 1912 na cidade de Londres e é considerado um dos homens mais importantes nos estudos de algoritmos, que tem importância crucial para o funcionamento dos computadores modernos. Alan Turing acabou sendo processado, aos 40 anos, por ser homossexual, algo considerado pela então legislação inglesa como uma contravenção.

Menos de dois anos depois, o cientista faleceu em sua casa, e constatou uma elevada quantia de cianureto em seu sangue. Recentemente o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown emitiu um pedido de desculpas a Turing, em nome do governo, lamentando a forma como o cientista foi tratado na época.

A Association for Computing Machinery realiza anualmente o ‘Prêmio Turing’, onde são reconhecidas as principais contribuições para a computação, através de um prêmio de 25 mil dólares, patrocinados pela Intel, empresa de computação dos Estados Unidos.