Publicado em: sábado, 23/06/2012

Alan Turing é homenageado pelo Google

No dia de hoje, sábado 23, o Google, maior motor de buscas do mundo, usa o logo de sua página inicial, conhecido como doodle, para homenagear o centenário do matemático Alan Turing. O doodle de hoje é interativo e funciona assim: os usuários precisam tentar, através do mecanismo de algoritmos, decifrar as letras do logo Google.

O doodle teve inspiração na principal invenção de Turing: a Máquina de Turing, que era uma espécie de aparelho que consegui decifrar códigos lógicos. O usuário que conseguir desvendar a lógica dos símbolos e funções conseguirá formar a palavra Google na página inicial.

O matemático influenciou o desenvolvimento da ciência relacionada a computação com sua máquina, já que através dela é que foi possível criar um dos aparelho que mais usamos na atualidade. Em 1952 foi revelado que Turing era homossexual, mas, devido aos atos ilegais que ocorriam nesta época no Reino Unido, o matemático acabou se submetendo a um tratamento com hormônios femininos para conseguir evitar que fosse preso. Ele faleceu em 1954 com suspeita de envenenamento.

Doodles

Com o passar do tempo, os doodles tem deixado de ser apenas um desenho ou ilustração diferenciado em volta do logotipo da marca, mas passaram também a ganhar vida e popularidade. Os usuários tiveram a possibilidade de brincar e jogar por conta das homenagens com interatividade, deixando os usuários mais tempo em cada página.

Um exemplo marcante foi lançado em maio do ano passado, quando a empresa transformou o logo em um game de pacman, comemorando os 30 anos clássico jogo. O usuário da rede tinha a chance de entrar na página e jogar pelo tempo que quisesse.