Publicado em: sábado, 23/06/2012

Alan Turing – Centenário do pai da computação é comemorado hoje

Alan Turing pai da computacao
Alan Turing é o homenageado de hoje do Google

Neste sábado (23), o Google nos apresenta um Doodle bastante inusitado. Para celebrar o centenário de Alan Turing, considerado o pai da computação, o site mudou sua página inicial inspirada em sua principal invenção: a Máquina de Turing. O dispositivo serve para decifrar códigos lógicos, e foi a partir disso que foi possível chegar até a criação do computador.

O Doodle interativo, inspirado no invento de Alan Turing, possibilita simular o processo de tradução do binário para o alfabeto que estamos habituados. Para isso, é necessário entender a lógica dos símbolos e suas diversas funções para chegar a um padrão que originará a palavra “Google”.

Vida de Alan Turing

Alan Turing foi um dos primeiros a crer que as máquinas pudessem ser mais inteligentes e chegou a criar um modelo teórico para um computador universal. Nascido em 23 de junho de 1912, foi um visionário e formalizou os conceitos de algoritmo e computação. Turing ainda escreveu aquilo que pode ser considerado o primeiro programa de xadrez para computador.

Comemorações ao centenário de Alan Turing

Seu 100° aniversário está sendo celebrado hoje no mundo todo, sendo uma das principais ações para isso, o Turing’s Sunflowers, promovido pelo Museu da Ciência e Indústria e o Festival de Ciência de Manchester, com apoio da universidade e prefeitura locais. O evento visa cultivar girassóis para reunir os dados precisos para concluir o estudo do britânico, que falceu sem ter terminado a sua pesquisa a respeito disso.

Para participar, deve-se cultivar a flor, contar suas sementes, em setembro e outubro, e informar os dados. Os resultados sairão no Festival, entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro. O “Alan Turing Year” terá eventos quase que diariamente. No site do centenário de Alan Turing há uma lista de conferências, debates, exposições, concursos e projetos, incluindo literatura, música e vídeo.

Turing foi brilhante, contudo, por ser homossexual, foi muito perseguido e considerado uma doença na Inglaterra. Recebeu processos e humilhações, e para evitar a prisão submeteu-se ao ‘tratamento’ com injeções de hormônio feminino. Antes de completar 42 anos, Alan Turing veio a falecer devido a ingestão de cianureto, mas sua mãe na época.

Fotos de Alan Turing

Confira fotos da vida e dos trabalhos de Alan Turing:

Alan Turing

Alan Turing

Alan Turing

Alan Turing

Vídeo de Alan Turing

Confira como resolver o desafio do Doodle de Alan Turing e formar a palavra ‘Google’: