quinta-feira, abril 18, 2024
HomeTecnologiaAkira Yoshizawa recebe homenagem do Google

Akira Yoshizawa recebe homenagem do Google

Akira Yoshizawa homenageado
Akira Yoshizawa, mestre dos origamis, recebe doodle em homenagem

Na manhã de hoje, quarta feira (14), o Google amanheceu com mais uma clássica homenagem em sua página inicial. O doodle de hoje comemora o aniversário de Akira Yoshizawa, considerado um grande mestre do origami em todo o mundo. Hoje ele completaria 101 anos. O doodle apresenta as letras do logo da empresa feitas com dobradura de papel.

Akira Yoshizawa faleceu em 2005, afirmando ter conseguido criar e reproduzir mais de 50 mil modelos, alguns já foram, inclusive, eternizados em 18 livros publicados pelo homenageado. Entretanto, o legado deixado por Akira vai além de modelos, já que ele criou instruções para a arte que há 50 anos são usadas como padrão.

Akira Yoshizawa também desenvolveu diversas técnicas para quem trabalha com origami, como a “owet folgding” (algo como dobradura molhada), usada para conseguir garantir algumas curvas para origamis originalmente geométricos.

Carreira de Akira Yoshizawa

A carreira de Yoshizawa iniciou quando ele ainda tinha 20 anos, surgindo paralelamente ao trabalho fixo que possuía em uma fábrica. Depois de participar de uma exposição em Amsterdã, em 1955, foi quando ficou conhecido internacionalmente.

O motor de buscas Google adquiriu o hábito de comemorar datas marcantes, incluindo aniversários de invenções e descobertas, com um design especial para o logo da marca na página inicial.

O primeiro doodle foi desenvolvido em 1998 e desde então vem homenageando diversas personalidades e eventos. O sucesso de sua primeira edição foi tão grande, que a empresa possui hoje em dia uma equipe destina exclusivamente para a criação de doodles especiais. Nos Estados Unidos foram desenvolvidos mais de 300 e cerca de 700 no mundo todo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias