Publicado em: quarta-feira, 14/03/2012

Akira Yoshizawa é homenageado

Akira Yoshizawa é homenageadoHoje, dia 14 de março, Akira Yoshizawa completaria 101 anos. Para homenageá-lo, o Google colocou em sua página um doodle com letras feitas de papel, que lembram a arte origami. Akira Yoshizawa é conhecido em todo o mundo como o grande mestre e símbolo do origami. O artista morreu em 2005 e deixou mais de 50 mil modelos de dobraduras feitas com papel.

Enquanto vivo, publicou 18 obras com os desenhos para difundi-los em outros países. Além das suas próprias criações, Akira Yoshizawa criou um manual de instruções que é utilizado a mais de 50 anos para ensinar a arte. Ele também criou técnicas modernas da arte, como é o caso do wet folgding, um tipo específico de dobradura.

O doodle usado hoje na página inicial do Google foi feito por Robert J. Lang. Lang fez uma série de desenhos e enviou para a equipe da página de buscas que escolheu o modelo plissado. A palavra Google está escrita em formato de origami e as borboletas representam desenhos feitos pelo artista no inicio da sua carreira.

Obras de Akira Yoshizawa

O artista japonês Akira Yoshizawa iniciou sua carreira ainda muito jovem, com apenas 20 anos. No começo não passava de algo paralelo porque possuía um emprego em uma fábrica. Depois deixou o trabalho fixo para dedicar-se a arte. Em 1954 publicou sua primeira obra sobre a técnica. O livro chamava-se Atarashi Origami Geijutsu e seu conteúdo tratava das principais formas de dobradura da arte origami. Os modelos se tornaram padrão para a maioria dos seguidores do artista, no Japão e também em outros países.

Akira Yoshizawa – Fama e Homenagens

Depois de algum tempo de prática Akira Yoshizawa ganhou fama mundial em uma exposição feita em Amsterdã, em 1955. Em 1983 recebeu do imperador do Japão a Ordem do Sol Nascente. Esta é uma das honrarias mais importantes da cultura japonesa.