Publicado em: terça-feira, 07/02/2012

Aguinaldo Ribeiro toma posse como Ministro das Cidades nesta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira (6), Aguinaldo Ribeiro assumiu oficialmente o cargo de ministro das Cidades do governo de Dilma Rousseff, em solenidade que aconteceu no Palácio do Planalto. Ele chegou ao cargo depois que Mário Negromonte pediu demissão por conta de denúncias sobre possível má gestão e da exoneração de dois funcionários próximos a ele dentro do Ministério.

Durante seu discurso, Ribeiro falou sobre sua trajetória política até chegar ao cargo de ministro e afirmou que está pronto para atender às exigências de Dilma. Ele também reconheceu que, por conta dos escândalos recentes, o momento atual é de desconfiança dos eleitores para com os políticos. O próprio Ribeiro é acusado de cometer irregularidades em seu estado eleitoral, a Paraíba.

O novo ministro das Cidades também garantiu que está preparado para “enfrentar o espancamento” que seus projetos deverão sofrer da presidente Dilma Rousseff, considerada rigorosa pelos ministros. No mês passado, durante a posse de Marco Antônio Raupp no ministério de Ciência e Tecnologia, o antigo chefe da pasta, Aloizio Mercadante (que deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de São Paulo), disse ao novo ministro que Dilma costuma promover “espancamento” nos projetos para ver se eles são realmente possíveis.

Ribeiro também aproveitou o momento para se defender das acusações feitas sobre a época em que era secretário da Agricultura da Paraíba. O novo ministro é suspeito de não ter declarado algumas empresas à Justiça Eleitoral quando lançou sua campanha para deputado federal no Estado, em 2010. De acordo com ele, essas informações já haviam sido declaradas no imposto de renda.