sábado, abril 20, 2024
HomeMundoAgência espacial divulga imagens de cratera de Marte onde pode ter havido...

Agência espacial divulga imagens de cratera de Marte onde pode ter havido água

Imagens divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) na sexta-feira (02) mostram a descoberta da sonda Mars Express que conseguiu identificar uma cratera no planeta onde pode ter sido preenchida por água, formando um lago, quando o líquido existia fluindo por Marte. O que indica a possibilidade de ter sido um lago no passado é a ocorrência de um delta (foz em forma de leque com vários braços de água e sedimentos) de 65 quilômetros de diâmetro.

A descoberta pode provar que em algum momento o planeta apresentou características bem diferentes daquelas identificas hoje, pois atualmente se configura como um planeta de solo extremamente árido. Caso a cratera seja definitivamente comprovada como um antigo lago, a existência de água em forma líquida passa a ser comprovada. A cratera onde o delta se encontrada é chamada de Eberswalde. A formação da cratera em Marte é explicada com a teoria que um asteróide atingiu o planeta há 3,7 bilhões de anos.

Outra cratera do planeta formada pela mesma causa é a Holden, de 140 quilômetros de diâmetro. As imagens divulgadas pela ESA mostram partes das duas crateras de Marte. Quando a instituição estudava qual seria a cratera para onde enviariam a sonda da operação Mars Exploration Rover, a qual ainda não começou, ambas estavam na lista composta por quatro opções.

Porém, a escolhida foi a cratera Gale, que também apresenta indícios de um dia ter tido água na sua região. O robô da missão espacial deve ser enviado ainda neste ano a Marte para dar início à exploração.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias