Publicado em: quarta-feira, 18/07/2012

África do Sul comemora 94 anos de Nelson Mandela

Nesta quarta-feira, 18 de julho, toda a África do Sul está comemorando uma data muito especial. Isso porque o seu ex-presidente, Nelson Mandela, está completando 94 anos de idade hoje. Hoje estão programados para todo o país diversos eventos já que, desde 2010, no dia 18 de julho é comemorado o Dia Internacional de Mandela.

Apesar de estar em boa saúde, como disse o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, Nelson Mandela irá comemorar a data ao lado da família em sua casa que fica localizada em Qunu, onde o ex-líder viveu na infância e para onde se mudou desde maio do ano passado, depois de ser internado em Johanesburgo para passar por um exame de laparoscopia.

Mesmo com Mandela comemorando o seu aniversário em casa, estão previsto para hoje centenas de atos solidários por conta do Dia Internacional de Mandela. A criação da data foi uma iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas para que os cidadãos dediquem 67 minutos pelas causas sociais. Cada minuto equivaleria a um ano que Nelson Mandela dedicou sua vida para lutar pela igualdade racial e pelo fim do apartheid.

O Centro de Memória Nelson Mandela, que fica instalado na África do Sul, preparou pelo menos 80 eventos por conta do aniversário do ex-presidente do país. Entre as ações preparadas pelo Centro estão a construção de casas e recuperação de escolas.

Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, depois que venceu no ano de 1994 as primeiras eleições multirraciais feitas no país. Foi também neste ano que o regime do apartheid, imposto pela minoria branca que vivia na África do Sul, chegou ao fim.

Mandela levou o prêmio Nobel da Paz no ano de 1993 por conta da sua luta pela convivência entre diversas raças.