Publicado em: segunda-feira, 12/05/2014

Aeroporto de Cumbica é inaugurado com problemas

Aeroporto de Cumbica é inaugurado com problemasCom um projeto inspirado em modelos asiáticos, foi inaugurado na madrugada do último domingo, dia 11 de maio, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região da Grande São Paulo. Apesar da inauguração, o terminal apresenta ainda muitos problemas antigos já bem conhecidos pelos brasileiros. Entre os problemas estão a falta de sinalização, falta de água no banheiro e goteiras, conforme apontado por uma grande parte dos passageiros.

Sobre os problemas, a concessionária GRU Airport, responsável pelo terminal, afirmou em nota que todos os itens apontados pelos passageiros estão sendo anotados e providências estão sendo tomadas para resolver os problemas o mais rápido possível. O novo terminal iniciou esta semana operações com desembarque de 1,4 mil passageiros na primeira manhã e por isso estaria ainda sujeito a ajustes como qualquer outra obra de grande porte.

Alguns passageiros também precisaram encarar esteiras fora de funcionamento, reclamando da inauguração de uma obra não acabada. O terminal foi entregue no último dia do prazo para a conclusão das obras. Agora, cabe aos técnicos da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, uma avaliação de todos os itens, conferindo se tudo o que foi definido em contrato foi cumprido. O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, também passou por vistoria, já que o prazo de entrega também era no último domingo. Em Campinas, parte dos trabalhos acabaram sendo interditados por apresentar risco aos trabalhadores. O atraso da obra pode resultar em multa de R$ 170 milhões, além de mais R$ 1,7 milhão por cada dia de atraso.

Já em Guarulhos, foram precisos um ano e nove meses de obra para a construção do Terminal 3, que será exclusivo para voos internacionais, dando ao aeroporto possibilidade de receber mais de 10 milhões de passageiros a cada ano. O novo espaço recebeu críticas, apesar de um projeto moderno que apresenta mais de 100 lojas, 350 câmeras de segurança e 27 esteiras.