Publicado em: sábado, 27/08/2011

Aécio Neves declara intenção de fazer aliança com PMDB em Minas Gerais

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) declarou nesta sexta-feira que o seu partido vai buscar formar uma aliança com o PMDB do estado de Minas Gerais. Durante a campanha presidencial de 2010, Neves ganhou repercussão na mídia por ter sido um dos principais oponentes contra José Serra dentro do próprio partido. A discussão girava em torno do nome escolhido para concorrer à presidência, que acabou sendo Serra. Além disso, Neves teve grande responsabilidade na campanha que deu a vitória a Antonio Anastasia no governo de Minas Gerais.

Quando fez a declaração, Neves estava participando do seminário “Políticas e Ações Relacionadas à Adoção”. No mesmo momento, Neves declarou que “o que nós percebemos é que o PMDB estava incomodado com a forma como o PT fazia oposição em Minas Gerais. O governador Anastasia conduz o Estado na nossa sucessão, de forma extraordinariamente correta, com altíssimos níveis de aprovação, e nós vamos incorporar os setores do PMDB que queiram participar desse grande esforço em Minas Gerais que vem ocorrendo no nosso governo.”

A declaração do senador surgiu após os deputados estaduais do PMDB romperem com o PT, o que deu fim à coligação “Minas sem Censura”, responsável pela então oposição ao governador. Além destes dois partidos, o PCdoB também fazia parte do bloco.

De acordo com um representante do PMDB, a decisão foi tomada por conta de dificuldades na negociação das decisões para administrar a convivência com a bancada do PT. Com isso, o PMDB decidiu deixar o grupo formado por três partidos.