Publicado em: sábado, 29/10/2011

Aécio diz que governo sabia do esquema de corrupção no Ministério do Esporte

O senador Aécio Neves afirmou na última quinta-feira (27) que o Governo “sabia o que estava acontecendo”. O senador fez tal afirmação enquanto comentava o escândalo no Ministério do Esporte, caso que rendeu a exoneração do então ministro Orlando Silva. As acusações começaram depois que o policial militar João Dias Ferreira concedeu entrevista à revista Veja, que publicou a reportagem neste mês. A presidenta Dilma Rousseff (PT) já nomeou Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para assumir a pasta e ele aceitou o convite.

Para Aécio, “infelizmente, isso não aconteceu de ontem para hoje, é claro que o governo sabia o que estava acontecendo no Ministério do Esporte, como sabia o que estava acontecendo nos outros ministérios. A verdade é essa. Enquanto não vira escândalo, há uma certa complacência, o governo parece que convive bem com esse aparelhamento absurdo da máquina pública”. O senador falou sobre o assunto durante o lançamento do filme “Tancredo, a Travessia”.

Ao continuar criticando o governo do PT, Aécio defendeu que não tem como monitorar todos os quase 40 ministérios existentes no Brasil. O senador comparou com outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, que têm em torno de 15 a 18 ministérios. Outro ponto criticado é a entrega do Ministério a um partido político.

Aécio destacou também como as acusações contra todos os ministros surgiram da imprensa e, consequentemente, da opinião pública. Mas, em nenhum momento as críticas partiram de dentro do próprio Governo, defende o senador. O nome de Aécio é um dos mais cotados para as eleições presidenciais de 2014.