Publicado em: sexta-feira, 28/10/2011

AEB firma acordos de cooperação com a Nasa

Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou acordos de cooperação científica com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Este acordo será para estudos relacionados a camada de ozônio e ao clima. Esta parceria é veio após a visita do astronauta Charles Bolde, diretor da Nasa, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, São Paulos.

Firmando estes acordos, o Brasil poderá ter acesso às informações do programa entre Estados Unidos e Japão com relação às chuvas. Este programa é chamado Medidas Globais de Precipitação, e deve lançar um grupo de satélites em 2012 para o monitoramento das chuvas na Terra.

O Brasil proverá informações sobre as chuvas conseguidas na Amazônia. O país também irá participar da manutenção dos satélites. Um dos acordos firmados tem o objetivo de cooperação para a criação de um satélite de alta resolução. Este irá calcular o impacto das ações do homem nos ecossistemas. O Brasil irá contribuir com US$ 100 milhões e a Nasa com US$ 150 milhõs.

A Agência Espacial Brasileira está veiculada com O Ministério de Ciência e Tecnologia. Ela foi criada em 1994 para desenvolver atividades espaciais de maneira descentralizada. Antigamente, ela estava sob controle militar brasileiro. Mas hoje, sob o controle civil.