Publicado em: sexta-feira, 14/02/2014

Adriano pode voltar aos gramados já nesta quinta-feira

Adriano pode voltar aos gramados já nesta quinta-feiraApós quase dois anos sem participar de uma partida oficial, Adriano Imperador está mais perto do que nunca de retornar aos gramados. Na noite desta quinta-feira o Atlético-PR, atual equipe do atacante, fará sua estreia na Libertadores de 2014 contra o Strongest, da Bolívia. Adriano já está confirmado para o banco de reservas, e é possível que entre em campo no segundo tempo de jogo.

Otimismo

Somente o fato de retornar aos campos após tanto tempo já seria motivo para comemorações. Contudo, Antônio Lopes, diretor de futebol do Atlético-PR, vai além. Para ele, se Adriano recuperar a boa forma nas próximas semanas, o Imperador tem todas as condições de estar na Copa do Mundo de 2014.

Lopes, que já trabalhou na Seleção Brasileira com Luiz Felipe Scolari, acha que o treinador do Brasil não terá outra escolha, a não ser levar Adriano para a Copa, caso o atacante recupere a boa forma. Para dar moral ao reforço do Atlético-PR, Antônio Lopes chegou até mesmo a passar um pouco do ponto, criticando os atuais centroavantes da Seleção. Para Lopes, Adriano é muito melhor do que os outros convocados de Luiz Felipe Scolari para a posição.

Na manhã desta quinta-feira, dia da estreia do Furacão na Libertadores, Adriano postou uma foto no Instagram mostrando sua boa forma. Levando apenas a imagem em consideração, Adriano está completamente sem barriga, além de ter claramente perdido peso.

Ritmo de jogo

Conseguir manter o peso ideal tem sido um grande desafio para Adriano nos últimos anos. Contudo, mesmo que consiga finalmente recuperar a boa forma, o Imperador ainda terá de lidar com outro problema: o ritmo de jogo. A última vez que o Imperador entrou em campo por uma partida oficial foi em março de 2012, quando estava no Corinthians. Na ocasião, o Timão foi derrotado por 1 a 0 pelo Santos.

Após a saída do Corinthians, Adriano tentou diversas vezes retornar ao futebol. Contudo, além dos problemas físicos, o atacante também passou uma série de situações negativas fora de campo. Em mais uma ocasião, Adriano esteve muito próximo de anunciar sua aposentadoria, mas acabou voltando atrás.

Contrato

Em dezembro de 2013, Adriano foi convidado pelo Atlético-PR para utilizar as dependências do clube em sua recuperação. Apesar de um deslize, quando não se apresentou na data combinada, Adriano tem se mostrado motivado. Isso fez com que o Furacão propusesse um contrato de um ano para o Imperador, vinculado a cláusulas de produtividade. Como salário fixo, o Imperador receberá a quantia de R$100 mil mensais.

Todo o otimismo de Antônio Lopes com a possível convocação de Adriano tem algum fundamento: Fred, titular da Seleção Brasileira, tem tido problemas com lesões, e pode ficar de fora da Copa do Mundo. Jô é um nome quase certo no Mundial, mas, além dele, poucas opções têm agradado ao técnico Felipão. Na última terça-feira, Scolari divulgou a lista parcial de jogadores que participarão do amistoso contra a seleção da África do Sul. Na relação, ainda faltam dois atacantes que atuam no futebol brasileiro.