Publicado em: quinta-feira, 15/05/2014

Adolescentes estão mais propensos a sofrer de depressão

Adolescentes estão mais propensos a sofrer de depressãoA depressão é uma doença que tem crescido cada vez mais, contudo, os mais atingidos com o problema são os adolescentes com idade entre 10 e 19 anos, afirmou com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um documento que ressalta que os três principais motivos de morte no mundo nessa idade são: acidentes de trânsito, Aids e o suicídio. No ano de 2012, mais de 1,3 milhão de adolescentes morreram por essas causas no mundo.

Pela primeira vez, a agencia das Nações Unidas publicaram um relatório completo sobre os problemas de saúde que atingem os adolescentes. Para que se chegasse a esta conclusão e formulassem o documento, a organização usou dados fornecidos por 109 países. O maior problema localizado nessa idade estão diretamente ligados ao uso do cigarro, consumo de drogas e bebidas alcoólicas, a Aids, transtornos mentais, a nutrição, a sexualidade e também a violência. “O mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes”, afirma a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS.

Causas

Os números revelam que os homens sofrem mais acidentes de transito que as mulheres, tendo uma taxa de mortalidade três vezes maior. A segunda maior causa é da morte da mulher durante o parto, a mortalidade entre as jovens com idade entre 15 e 19 tem sido grande, e logo em seguida fica o suicídio, de acordo com a OMS. Na fase da adolescência, na idade de 10 a 14 anos, a diarreia e as infecções pulmonares representam as segunda e quarta maiores causas de falecimento. O documento também mostra as estimativas levantadas de que pelo menos um adolescente em cada quatro não praticam exercícios físicos suficientes, ao menos uma hora por dia, e em alguns países, os dados informam que um em cada três adolescentes são obesos.