Publicado em: sexta-feira, 17/05/2013

Acadêmicos de direito passeiam de saia pelos corredores da USP

Acadêmicos de direito passeiam de saia pelos corredores da USPDiversos acadêmicos de Direito da Universidade de São Paulo (USP) aderiram à campanha em defesa ao estudante de Textil e Moda, Vitor Pereira, 20 anos, na unidade USP Leste. No protesto desta semana, um grupo de alunos decidiu ir de saias para aula. Alguns decidiram combinar a vestimenta ao costumeiro blazer de advogado. Apesar de encararem a iniciativa com bom humor, os protestantes manifestam repúdio contra o preconceito e entendem a hostilidade como práticas homofóbicas.

Hostilizado em redes sociais e por outros alunos da instituição no início do mês, Pereira repercutiu nos jornais de todo o país, e chamou a atenção da Faculdade de Direito por ter decidido ir de saia para aula. Na última quinta-feira (26), os colegas de direito participaram do movimento contra o preconceito usando saias e acessórios femininos. Na unidade do centro de São Paulo, no Largo São Francisco, a manifestação teve a adesão de aproximadamente 30 pessoas, em solidariedade.

No entendimento da comunidade estudantil de Direito, as ofensas recebidas por Pereira sinalizam para a homofobia. A iniciativa reuniu alunos dos períodos mais avançados aos calouros com o objetivo de discutir as práticas opressivas na sociedade contemporânea. No discurso, eles sustentam a falta de discernimento de parte da população, pois entendem que essa parcela deveria julgar as pessoas pelo caráter e não pelas roupas.

Vitor usou saia por três dias no campus universitário e mais tarde foi ofendido no Facebook, por perfis anônimos. Ele aproveitou a deixa para criar uma fanpage dedicada a expor fotos de homens que aderiram ao uso de saia. A assessoria de imprensa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) comunicou em nota que repudia esta e outros tipos de discriminações.

O protesto deve ser intensificado nos próximos dias no USP do centro, Cidade Universitária e USP Leste, prometem os estudantes.