Publicado em: sábado, 25/05/2013

Abril compra Xeriph e Gato Sabido, distribuidora e livraria de obras digitais

Abril compra Xeriph e Gato Sabido, distribuidora e livraria de obras digitaisA Abril Mídia que é uma empresa do Grupo Abril, acabou de firmar uma nova aquisição do grupo após realizar toda uma auditoria nas contas da empresa, Xeriph, uma distribuidora apenas de livros digitais. Nesta negociação comercial a Gato Sabido, uma livraria digital, pioneira no Brasil em venda de e-books, foi adicionada também nesta aquisição do Grupo.

Estas aquisições fazem parte de uma estratégia do Grupo Abril que reconhece o poder do mercado digital. O grupo quer aumentar seus horizontes na participação deste novo mercado com conteúdos digitais que se torna maior a cada dia. Os conteúdos disposibilizados pelas empresas não atendem apenas aos tablets, mas também a outros dispositivos digitais móveis e não móveis, os celulares smartphones e computadores.

Para implementar a sua entrada competitiva no mercado, a Abril primeiramente em sua estratégia inaugurou no ano de 2012 a Iba, uma livraria digital do próprio grupo. Em apenas um ano de lançamento a Iba conta com mais de 400 mil usuários e tem para eles mais de 5 milhões de downloads. O catálogo dela é formado por 16 mil títulos de revistas e livros digitais.

A Xeriph é pioneira no mercado de e-books no Brasil, ela foi praticamente a primeira a se entregar ao mercado deste tipo de livros, além de cuidar de sua distribuição de produção nacional digital. A Iba atende a várias livrarias virtuais, atendendo pequenas redes regionais e também levando a cultura nacional para grupos estrangeiros.

O seu lema de ter o compromisso de levar cultura e informação a cada dia para um público maior além de seu pioneirismo cria um perfil que identidade com o Grupo Abril, de acordo Manoel Lemos, que é hoje o diretor geral digital da parte do grupo, a Abril Mídia.