Publicado em: sexta-feira, 30/08/2013

Abin diz que monitora dados de brasileiros na internet

Abin diz que monitora dados de brasileiros na internetO Brasil, a exemplo dos Estados Unidos, também tem uma agência responsável pelos seus serviços de inteligência. A Agência Brasileira de Inteligência, que também é conhecida pela sigla Abin possui um site na internet em que diz que trabalha em realidades nacional e internacional, para produzir conhecimentos de interesses da população.

Recentemente, há dois meses, uma reportagem publicada na mídia impressa dizia que o Brasil estava montando um esquema para monitorar a internet. Depois disso, agora se tem a confirmação. Por meio da Lei de Acesso à Informação, se teve a confirmação de que a Abin monitora as redes sociais utilizadas pela população brasileira.

Monitoramento acontece em mídias sociais

Segundo um documento emitido pela agência, que foi enviado nos últimos dias, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República afirmou que a Abin realiza pesquisas quando necessário em mídias sociais. No entanto, não foram divulgados mais detalhes sobre como esse monitoramento acontece.

O órgão também não esclareceu se os monitoramentos acontecem por meio de uma rede ou se ele só é feito em ocasiões pré estabelecidas. Anteriormente, a Abin já havia sido questionada se usava os dados das redes sociais dos usuários brasileiros, mas na ocasião havia negado a dar esse tipo de informação.