Publicado em: segunda-feira, 24/03/2014

Abastecimento de água da Região de São Paulo vive pior momento histórico

Abastecimento de água da Região de São Paulo vive pior momento históricoA escassez de chuvas que afeta o sistema elétrico brasileiro e trás risco de racionamento para 2014 também afeta o abastecimento da população com água potável em algumas regiões. O caso mais grave é o da represa da Cantareira, responsável pelo abastecimento de pelo menos 10 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo.

Passando pela maior seca desde a construção, a represa atingiu, na última sexta-feira (21), o volume de apenas 14,5%, de acordo com informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a seca na Cantareira é excepcional, e foi potencializada por ciclos climáticos irregulares atípicos.

Já para a promotoria do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), a responsabilidade pelos níveis da água não é apenas da ausência das chuvas no início do ano, mas também do uso deficiente do banco de águas do sistema, que é prejudicial aos recursos hídricos a longo prazo.

Este banco de águas se trata de uma reserva acumulada nos períodos de cheia, e que garante o abastecimento em épocas de alta no consumo. Ele é abastecido pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e há um movimento favorável à revogação desse serviço, já que a água de outras regiões é destinada apenas para a população metropolitana da capital. Este uso também desagrada a promotoria do Gaema.

Possível baixa

O rio Paraíba do Sul, que também ajuda a abastecer a Cantareira, pode ser retirado do sistema nos próximos dias. Isso porque os prefeitos da região do Vale do Paraíba são contrários à proposta do governo estadual, que quer ligar as represas do Jaguari e Atibainha. O temor é que a medida afete o abastecimento dos municípios do Vale em casos de seca.