Publicado em: sexta-feira, 24/05/2013

Twitter lança publicidade ‘menos invasiva’

Twitter lança publicidade ‘menos invasiva’A novidade apresentada pela rede social Twitter nesta quinta-feira (23) é nova tentativa de fazer dinheiro com a ferramenta. A diferença do anúncio para os banners convencionais é que a propaganda pode ser seguida voluntariamente pelos usuários. Com o método menos invasivo, o micro-blog dos 140 caracteres espera despertar a atenção da legião de tecnófilos e comunicadores do cotidiano.

O produto se Cartão de Geração de Lead (Lead Generation Cart). Em inglês, lead significa liderar e é costumeiramente ligado ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, responsáveis pela condução do leitor para os parágrafos seguintes. O tweet expansível, desta forma, quer convidar o usuário para fazer seguir o usuário de uma forma amigável. Ao participar do grupo, o Twitter pode identificar o perfil dos consumidores nas redes sociais e segmentar uma diversidade de públicos-alvo.

A interação com o usuário é o que mais chama a atenção. Ao expandir a publicação do anunciante, o leitor enxerga o que está sendo ofertado e é convidado para clicar no botão “Join the club” (junte-se ao clube). É uma ação espontânea que deve partir do usuário. Ao seguir as publicações do anunciante, o usuário concorda em fornecer dados, como nome e e-mail, em segurança para a organização. É semelhante ao funcionamento das publicações sugeridas no Facebook. Só que no Face você não pede para receber essas sugestões.

A ação permite uma interação saudável, segundo descreve Mitali Pattnaik, gerente de produto. Colher dados dos usuários interessados, sem o envio de cadastros ou fichas, é algo bom para as empresas e para os potenciais consumidores.

Até o momento, os anúncios estão em fase experimental e são exclusividades dos anunciantes sob a gerência do Twitter. Tem tudo para dar certo. O teste do novo formato publicitário pode chegar às empresas de pequeno e médio porte em pouco tempo. Com informações da rede adNews.