Publicado em: terça-feira, 11/06/2013

A chave da sua casa em seu smartphone

A chave da sua casa em seu smartphoneDia a dia os smartphones tem reunido em suas plataformas diversas tarefas que antes eram desenvolvidas por outros utensílios. Hoje você carrega no pequeno aparelho desde uma câmera fotográfica e filmadora até uma agenda. Agora, ainda mais utensílios poderão estar dentro destes smarts, como por exemplo, as chaves da sua casa.

Sim, é verdade. Nos Estados Unidos da America, a Fuseproject, uma agencia de design desenvolveu um tipo de acessório que pode substituir as chaves usando o sistema Bluetooth. O acessório foi batizado de August.

O sistema do August é instalado em apenas 10 minutos, não é preciso trocar a fechadura e a porta se abre assim que o usuário com o smartphone se aproxima dela.

Uma função legal é criar códigos e sincronizar pelos celulares, para outras pessoas entrarem na sua casa em dias específicos, usando em uma lista de contatos em um dia de festa, por exemplo, ou um código para a sua faxineira que só funcione nos dias e horários que ela acessa a sua casa.

O August não precisa estar conectado a internet, ele independe de redes 3G, 4G ou Wi-Fi, pois ele usa a tecnologia Bluetooth sincronizando o smartphone dos usuários determinados do August a fechadura.

Se por acaso você se imaginou preso fora de casa no caso de uma queda de luz energética, a empresa desenvolvedora já se antecipou e colocou pilhas comuns no August, para que ele continue em funcionamento normal caso falte luz em sua residência.

A previsão de lançamento do equipamento para os Estados Unidos é para o fim do ano e o valor deve ser em torno de 200 dólares. Os compradores interessados no August devem procurar o portal da agencia de design Fuseproject e enviar um e-mail solicitando uma reserva do produto.