Publicado em: segunda-feira, 24/02/2014

90% dos contribuintes podem entregar Imposto de Renda pelo celular

90% dos contribuintes podem entregar Imposto de Renda pelo celularO uso de novas plataformas de comunicação tem facilitado a vida de muita gente. Há alguns anos o contribuinte pôde pela primeira vez consultar o saldo bancário e até mesmo fazer transações pelo celular, desta vez chegou a vez do Imposto de Renda. De acordo com o Governo Federal, cerca de 90% dos contribuintes estão aptos a acertar as contas com o “Leão” pelos smartphones e tablets.

Denominado “m-IRPF”, o aplicativo deverá ser mais uma ferramenta do brasileiro na declaração do IR 2014 e dentre as várias tarefas do software, o contribuinte poderá declarar dívidas, impostos pagos e até mesmo os rendimentos bancários, além de acessar os dados referentes ao ano passado, tudo isso por meio dos dispositivos móveis.

No ano passado houve um aplicativo que estava em fase experimental semelhante ao “m-IRPF”, mas que não chegou a ser utilizado por 1% dos contribuintes brasileiros, e apenas sete mil pessoas tiveram acesso ao programa.

A principal característica do software é que a pessoa pode fazer a declaração do Imposto de Renda aos poucos, mesmo estando fora de casa. O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, afirma que esta é uma oportunidade para que as pessoas possam fazer a declaração sem pressa, além de economizar tempo.

Tanto o sistema operacional Android, quanto o iOS rodam o aplicativo, que estará disponível para download no mês de março. Dentre as funcionalidades já mencionadas, haverá uma opção de salvar a declaração como rascunho, além de poder acessar em outros aparelhos tudo aquilo que já foi feito.

No entanto, quem teve rendimentos fora do Brasil e com valores acima de 10 milhões de reais, o contribuinte precisará fazer a declaração pelo computador.

Para quem não conseguir entregar o IR pelos dispositivos móveis, há como fazer da forma convencional, efetuando o download pelo computador ou notebook e depois enviar o material para programa da Receita Federal (Receitanet).