Publicado em: quarta-feira, 03/10/2012

70% de crianças e adolescentes conectados utilizam redes sociais

70% de crianças e adolescentes conectados utilizam redes sociaisNesta terça-feira (2) uma pesquisa demonstrou que aproximadamente 70% das crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos que utilizam internet no país, têm uma página sua em alguma rede social. Segundo aponta o estudo, a porcentagem dos jovens conectados nas redes sobe acompanhando a idade. Aproximadamente 42% de crianças de 9 a 10 anos que utilizam a internet algum perfil, já entre jovens de 15 e 16 anos, essa porcentagem é de 83%.

O comitê gestor da internet no Brasil (a sigla é CGI.br) divulgou a pesquisa que o centro de estudos sobre as tecnologias da informação e da comunicação (cuja sigla é CETIC.br) realizou. Mais de 1.500 crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos de idade, juntos com seus pais, foram entrevistados.

Aproximadamente 42% dos perfis das crianças e adolescentes em redes sociais são privados, e apenas os amigos podem ver. Já 31% tem a permissão para amigos dos seus amigos online tenham acesso à página. Esta pesquisa ainda aponta que um quarto dos perfis pode ser acessados e vistos por qualquer pessoa da internet.

O estudo também mostrou que quase metade (47%) dos jovens utilizam a internet durante os 7 dias da semana ou em praticamente todos os dias. Sobre o local de acesso à internet, a pesquisa fala que 42% o fazem na escola, 40% em seus lares, 35% em locais de acesso pago, como lanhouses e 18% conectam-se pelos seus celulares.

Conforme diz o estudo, 82% dos entrevistados utilizam a rede para fazer os seus trabalhos escolares, 68% usam para visitar alguma rede social, 66% assistem vídeos no YouTube e 54% jogam on-line e utilizam de programas de mensagens instantâneas. Entre os entrevistados, 40% afirmaram que já postaram músicas, fotos ou vídeos na rede.