Publicado em: segunda-feira, 05/09/2011

5,4 milhões de brasileiros foram beneficiados com remédio gratuito em 7 meses

Segundo uma informação repassada nesta segunda-feira (05) pela presidente da República, Dilma Rousseff, a distribuição de medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes no Brasil já beneficiou 5,4 milhões de pessoas em todo o país durante os sete meses em que o projeto esteve funcionando.

A presidente disse ainda que apenas durante o mês de agosto foram entregues a 2,68 milhões de pessoas em cerca de 20 mil farmácias que são credenciadas em mais de 3 mil municípios. Para Dilma, o fato destas pessoas não estarem gastando seu próprio dinheiro para comprar seus remédios e estarem conseguindo tratar suas doenças é uma maneira do governo garantir o direito de saúde a todos.

Dilma ainda propôs ao Ministério da Saúde para levar para as cidades mais carentes as redes de farmácias que são credenciadas para distribuir os remédios que fazem parte do projeto. A presidente afirmou que a rede Aqui tem Farmácia Popular já está em mais de 70% das cidades brasileiras.

E que o governo está estimulando os médicos recém-formados a trabalharem em postos de saúde e centros médicos da rede pública em troca de uma redução da dívida daqueles que fizeram o Financiamento Estudantil (Fies), assim ocorrerá uma melhora no atendimento de saúde em mais de 2 mil cidades, onde a carência de médicos é maior. Dilma afirmou ainda que pediu que os Ministérios da Saúde e Educação aumentassem a qualidade da formação dos médicos nas universidades e também a criação de faculdades de medicina em cidades do interior do Brasil.