quinta-feira, abril 18, 2024
HomeSaúde41 municípios do Piauí possuem risco de epidemia de dengue

41 municípios do Piauí possuem risco de epidemia de dengue

Devido ao risco de epidemia de dengue, 41 municípios do Piauí estão tendo o monitoramento intensificado neste período. O objetivo é evitar que novos casos apareçam nas cidades. São 41 municípios em situação crítica e que precisam de mais cuidados. A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí divulgou esta semana novos dados que mostraram uma redução significativa no número de casos se comparada a primeira semana de abril desde ano com o mesmo período em abril de 2011. O número está 50,4% menor e desde janeiro foram registrados 2.749 casos da doença. No mesmo período de 2011 esse número foi de 5.542.

A cidade que possui maior quantidade de notificações e está em primeiro lugar no ranking é Teresina com pelo menos 1528 notificações. Mesmo com essa diminuição ante 2011, a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, afirma que ainda há no estado condições que contribuem com a proliferação do mosquito, o que significa que não se deve comemorar previamente esses novos números que foram divulgados. Segundo Evangelista é preciso que a população colabore com a Secretaria de Saúde cumprindo seu papel, principalmente com os cuidados necessário com o lixo.

Programa de monitoramento ajuda na identificação dos focos

A diretora afirma ainda que a redução dos casos é resultado do uso de um novo programa que permite o monitoramento rápido dos casos. A redução na quantidade de notificações de casos é resultado do monitoramento mais eficaz da proliferação do mosquito por meio do sistema Liraa (Levantamento Rápido de Infestação por aedes aegypti) que está sendo utilizado pelo Ministério da Saúde. Por meio do sistema é possível identificar a proliferação do mosquito e melhorar as ações nesses locais em que há maior necessidade de monitoramento. Evangelista disse que embora esses 41 municípios estão tendo maior quantidade de ações, isso não significa que os demais não estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments