Publicado em: segunda-feira, 14/11/2011

3 milhões de brasileiros vivem sem saber que tem diabetes

O dia 14 de novembro é marcado pela luta contra o diabetes. Essa doença não discrimina homens, mulheres, jovens ou adultos. A data é celebrada desde 1991, mas foi apenas em 2007 que a ONU resolveu fixar a data como Dia Mundial do Diabetes. A escolha se deve a data do nascimento do cientista Frederick Banting, que junto com Charles Best descobriu a insulina, em 1922.

A doença é causada pela falta ou mau funcionamento da insulina no organismo. Ela e necessária para fazer com que a glicose entre na célula. Sem ela, o corpo fica sem energia. Com a doença, há um excesso de glicose no sangue, que pode causar danos nos tecidos.

A diabetes tem dois tipos: o tipo 1, que é causado pela destruição das células produtoras de insulina, e o tipo 2, que resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Em 90% dos pacientes com diabetes, o tipo 2 é o mais incidente.

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 300 milhões de pessoas tenham diabetes no planeta. A doença mata uma pessoa a cada oito segundos e leva a amputação de três pacientes por minuto. No Brasil, são cerca de 10 milhões de pessoas portadoras.