Publicado em: quinta-feira, 01/09/2011

15ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro conta com a participação de Dilma

A 15ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro começou nesta quinta-feira (1°) e deve ter a participação da presidente da República Dilma Rousseff na cerimônia de abertura do evento, que aconteceu às 15h30 no centro de convenções Riocentro, que fica na Barra da Tijuca. A bienal irá contar com a participação de 150 autores nacionais e mais 23 autores estrangeiros.

A proposta da realização da Bienal é aproximar a população do Rio de Janeiro do universo da leitura e dos próprios autores. Os visitantes podem freqüentar os espaços onde estarão acontecendo debates e bate-papos com várias personalidades relacionadas à cultura e também espaços direcionados a atividades de recreação envolvendo a leitura. Nesta edição da Bienal, será feita uma homenagem ao Brasil com várias ações, debates e conversas sobre a cultura do país.

Esperasse que durante os 11 dias de Bienal passem pelo centro de convenções mais de 640 mil pessoas. E ainda estarão expondo no local 950 expositores distribuídos em 55 mil m². Ainda durante o evento mais de mil títulos devem ser lançados e os organizadores prevêem que sejam vendidos 2,5 milhões de livros. A área da Bienal é divida em vários espaços como o Café Literário, onde acontecem discussões e também o Sarau Poético e o Debateboca, onde o público faz perguntas aos autores.

No espaço Mulher e Ponto, as autoras discutem seus livros relacionados a mulher. Outros espaços como o Livro em Cena, Conexão Jovem e Encontro com Autores também fazem parte da Bienal do Livro do Rio.