quinta-feira, abril 18, 2024
HomeEntretenimento“Praia do Futuro”, com Wagner Moura, concorre ao Urso de Ouro

“Praia do Futuro”, com Wagner Moura, concorre ao Urso de Ouro

O filme Praia do Futuro, uma coprodução entre Brasil e Alemanha, está na disputa pela estatueta do festival Urso de Ouro, que será realizado em Berlim, em fevereiro. O filme é dirigido por Karim Ainouz e tem o brasileiro Wagner Moura como protagonista.

Sinopse

Praia do Futuro foi gravado no começo de 2012, nas cidades de Berlim e Fortaleza. Apesar de ter sido concluído há bastante tempo, o longa só vai estrear no Brasil no dia 1º de maio. No filme, Wagner Moura é o salva-vidas Donato, que trabalha em Fortaleza, na Praia do Futuro. Após fracassar durante o resgate de um turista alemão, Donato entra em um processo profundo de depressão. Seu irmão, Ayrton, interpretado por Jesuíta Barbosa, será o responsável por tentar colocar a vida de Donato novamente nos eixos.

Praia do Futuro vai concorrer ao Urso de Ouro com filmes de diversos países, dentre eles Argentina, Canadá, França, Japão, Noruega, Espanha e Uruguai.

Urso de Ouro

O Urso de Ouro de 2014 será realizado dos dias 6 a 16 de fevereiro. O júri do festival, nesta edição, será presidido por James Schamus, produtor norte-americano. Dentre os integrantes do júri, teremos nomes como Christoph Waltz e Michel Gondry, diretor francês.

Schamus é conhecido por obras como O Segredo de Brokeback Mountain e O Tigre e o Dragão. Os outros membros do júri em 2014 serão Trine Dyrholm, Mitra Farahani, Greta Gerwig, Barbara Broccoli e Tony Leung.

Outros filmes brasileiros

Além de Praia do Futuro, o festival Urso de Ouro terá outras duas produções nacionais que, entretanto, não concorrem a prêmios, mas serão exibidas na mostra Panorama. O primeiro deles é “Hoje eu quero voltar sozinho”, dirigido por Daniel Ribeiro. O filme conta a história de um adolescente com deficiência visual, que precisa lidar com todas as novidades da adolescência.

O outro filme brasileiro que será exibido no festival é “O homem das multidões”, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes. O filme é baseado no conto homônimo do escritor Edgar Allan Poe, e conta a história de Juvenal, um maquinista de metrô na capital mineira, e Margô, que atua no controle do fluxo dos trens. O filme conta com Sílvia Lourenço e Paulo André como protagonistas. A mostra Panorama terá, ao todo, cinquenta filmes exibidos.

O prêmio

O Urso de Ouro existe desde 1951, sendo uma das premiações mais importantes do cinema alternativo. Desde 2007, o festival também premia curtas-metragens. O primeiro Urso de Ouro conquistado pelo Brasil foi em 1998, com o filme Central do Brasil, quando Fernanda Montenegro também recebeu a estatueta de melhor atriz. Em 2008, Tropa de Elite também conquistou o prêmio, apesar da polêmica causada durante o festival. Alguns críticos do filme consideraram que Tropa de Elite tinha elementos fascistas, enquanto outros acharam que o filme era uma verdadeira obra de arte.

O último vencedor do Urso de Ouro foi a produção romena Child’s Pose, de Calin Peter Netzer. Os romenos nunca tinham conquistado a estatueta antes.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments